segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"Lisias, você é Libertário?"

Bão... Uns 10% de acordo com isto aqui. :-)

A meu ver, Saúde Pública é dever do Estado. Políticas de Saneamento Básico, Controle de Epidemias (ou Endemias), são coisas que fogem do alcance do indivíduo (ou mesmo de associações de indivíduos).

Sendo Saúde Pública uma atividade melhor exercida pelo Estado (desde que satisfeita algumas condições), eu preciso reconhecer a necessidade de um Estado - e neste momento meu Espírito Anarquista grita em desespero, nos confins de minha psiquê.

Logo, eu preciso aceitar pagar impostos para que o Estado possa implementar as políticas de Saúde Pública.

Também não sou favorável à descriminalização *E* desregulamentação do uso das drogas ditas ilegais. (tá ficando difícil ouvir meus pensamentos com os gritos do Espírito Libertário, que agora faz coro com o Anarquista). Em princípio, o indivíduo deveria ter o direito de viver e de morrer como bem entender - se o cara quer encher o ** de maconha e morrer demente, é direito dele.

Mas com a Saúde Pública sendo dever do Estado, os problemas de saúde causados pelas drogas acabarão tendo que ser resolvidos com o dinheiro dos meus impostos - e eu tenho uma séria dificuldade em aceitar ver meu dinheiro desviado do controle da Malária no Norte (e eu sei o que é isso, vocês não sabem quantas pessoas deixaram de morrer pela atuação do Estado, eu inclusive) para manter a saúde de pessoas que trouxeram os males para si por escolha própria.

Logo, a única forma "Libertária" que eu consigo imaginar de se liberar as drogas é ativamente boicotar o acesso dos usuários de drogas aos sistemas públicos de saúde - cada um que pague por suas escolhas, e que os usuários se organizem num sistema privado de saúde.

Mas isso seria moralmente questionável, e creio que legalmente impossível.

Então a saída para este dilema é criminalizar as drogas - uma forma autoritária de se minimizar a incidência, de forma que o impacto financeiro seja reduzido.

(acho que ouvi meus Espíritos Anarquista e Libertário planejando meu assassinato, peraí que já volto...)

Liberdade não é um esforço individual : a sua só existe se você garantir a dos outros. Logo, eu só tenho a liberdade que meus pares estão dispostos à pagar (e vice versa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(c)2016 por Lisias Toledo.
Reproduções parciais autorizadas somente com menção da fonte e com fins não comerciais.
Qualquer outra utilização, comercial ou não, somente com autorização expressa do autor.