A melhor analogia para esta nova etapa da crise financeira é uma casa de swing:
Em uma casa de swing lotada, todo mundo está comendo e/ou dando para todo mundo. A música tá rolando alto, whisky, cervejas, vodkas e viagras a vontade... Ninguém nem lembra com quem esteve, se é que esteve.
Até que determinada pessoa no meio da sacanagem grita bem alto:
Pronto, fodeu (ou parou de): ninguém sabe se comeu e/ou deu para esta pessoa (e pior... se comeu e/ou deu com ou sem camisinha!). Quem estava comendo e/ou dando irá parar de comer e/ou dar porque não sabe se a pessoa que está comendo e/ou dando naquele exato momento comeu e/ou deu para a pessoa que gritou que tem AIDS. Todos avaliam o risco de sua situação e, é certo, não vão mais comer e/ou dar para ninguém mais por um bom tempo (ao menos até saberem quem têm ou não AIDS).
E quem tinha acabado de chegar na casa de swing e ia começar a comer e/ou dar feito coelho não vai mais comer e/ou dar pra ninguém.
É esta crise de confiança que abalou a casa de swing que atualmente abala o mercado financeiro: quem estava investindo não investe mais; e quem pensava em começar a investir não investirá mais. A analogia entre a casa de swing e o mercado financeiro é mesmo a mais adequada, porque no frigir dos (nossos) ovos, é tudo a mesma coisa:
uma grande sacanagem onde dinheiro (e cu)* de bêbado não tem dono!
* não importa quantos dedos tenha na mão, 10 ou 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário